O PASSO CERTO

Companheiro(a) catador(a),
bem vindo ao PASSO CERTO!

 

A Plataforma ‘Passo Certo’ foi idealizada para que você e outros catadores (recicladores) da América Latina tenham acesso a toda a informação necessária para melhorar as condições do trabalho que realizam, obtendo maior remuneração por seu serviço. E...Você sabe por que surgiu este espaço virtual? Porque seu trabalho é muito importante e deve ser reconhecido, valorizado e apoiado!

 

Caso ainda não saiba, é importante que você tenha conhecimento de que o recolhimento dos materiais recicláveis que você faz a cada dia é o primeiro passo para começar o processo de reciclagem. A reciclagem é uma atividade que tem um grande impacto ambiental em todo o planeta. Reciclando fazemos com que os materiais que as pessoas jogam fora possam ser reaproveitados e transformados em matéria prima para fabricar produtos novos, poupando energia e água, evitando assim o consumo de novos materiais!


Quer saber como a Plataforma Passo Certo pode ajudar no seu trabalho? Assista ao vídeo que preparamos! Nele, te explicamos como utilizar a Plataforma e também que tipo de materiais e informações você encontrará aqui.

 

Como verá no vídeo, para organizar todos os recursos e informações existentes, a Plataforma Passo Certo está estruturada em 7 Passos, cada um com um objetivo específico. Vamos conhecer em detalhe esses 7 Passos? É só clicar abaixo.

 


Passo 1. Conhecendo a legislaçãoAqui você encontrará todas as informações sobre as leis e normas existentes em seu país que influem de maneira direta no seu trabalho como CATADOR. É importante levar em conta, que essas informações devem ser sempre revisadas, já que essas leis podem mudar!Passo 2. Formalizando juridicamente uma OrganizaçãoNesse passo, você vai encontrar toda informação sobre a importância do trabalho em equipe para tornar mais fácil o seu trabalho, e conseguir mais benefícios. Além disso, analisaremos quais as maneiras mais comuns de trabalho em equipe em seu país, descreveremos os principais passos para legalizar sua Organização de CATADORES. Passo 3. A cadeia de valor da reciclagem e dos catadoresAo longo desse Passo, vamos explicar o que é a cadeia de valor da reciclagem, e qual é exatamente seu papel como reciclador dentro dessa cadeia. Além de vermos juntos quais são os outros componentes com quem terá que entrar em contato ao longo da cadeia (por exemplo, na etapa da coleta dos materiais, você poderá entrar em contato com os responsáveis pelo lixo doméstico, e também pelo lixo municipal, etc). Nas etapas seguintes você poderá entrar em contato com possíveis compradores dos materiais recicláveis, como as indústrias de reciclagem. Passo 4. Apresentando-se ao mercadoAqui você encontrará todas as informações sobre como formalizar relações de comercialização com os diferentes componentes identificados no Passo 3. Para isso vamos te apresentar diferentes materiais que podem ajudá-lo a apresentar e formalizar relações com seus “clientes em potencial” (cartões de visita, páginas web-sites, convênios…) Passo 5. Trabalhando em rede.Além do trabalho em equipe que se pode desenvolver dentro de uma Organização de Reciclagem (Passo 2), existe outro tipo de trabalho em equipe denominado ‘trabalho em rede’. No passo 5, você vai encontrar todas as informações sobre o que é trabalho em rede, que benefícios existem nesse tipo de trabalho em grupo, e exemplos de organizações que já estão trabalhando assim, e que conseguiram, graças a isso, fortalecer a comercialização de seus materiais recicláveis e gerar uma maior influência política em prol da categoria. Passo 6. Ferramentas de gestãoAo longo desse passo você vai encontrar diferentes tipos de ferramentas que poderão te ajudar a melhorar seu trabalho no dia a dia. Aqui você aprenderá que existem muitas ferramentas com utilidades diferentes, como por exemplo, ferramentas para melhorar a gestão financeira e/ou administrativa da sua Associação, assim como para organizar a logística da coleta dos materiais recicláveis, dentre outros. Passo 7. Agregando valores ao seu processo de produçãoAgregando valores ao seu processo de produção.
No último passo desta Plataforma, você vai encontrar informações sobre como a sua Organização de Catadores pode ‘agregar valor’ aos processos que realiza, como objetivo final de reduzir gastos e melhorar os ganhos econômicos. Para isso, em primeiro lugar será explicado o que seria exatamente ‘agregar valor’, e logo serão apresentadas diferentes estratégias e exemplos que já estão sendo desenvolvidos por outras Associações de Catadores
 
Clique nos ítens para expandir ou retrair o conteúdo
Ficou interessado em saber mais sobre esses Passos? Siga as instruções que aparecem no vídeo e comece a navegar em sua Plataforma!

 

Aprenda a navegar na passo certo

Em cada país da América Latina, as pessoas que vivem da coleta e comercialização de materiais recicláveis são conhecidas por nomes diferentes? Por exemplo, na Bolívia são chamados de ‘recolectores’ (recolhedores), na Argentina ‘cartoneros’ (papeleiros) e no Brasil catadores… Porém todas essas palavras tem o mesmo significado! Como a Plataforma Passo Certo pretende ser útil para as pessoas de diferentes países, que como você, vivem da atividade de recolher materiais recicláveis, decidimos usar a palavra RECICLADOR para nos referir a você e aos outros companheiros de atividade, quando estivermos tratando de informações que são gerais para todos os países (ou seja, nos textos gerais encontrados em espanhol).

Você sabia?