PASSO 7
AGREGANDO VALOR À CADEIA DE RECICLAGEM.

 

Antes de finalizar o processo de aprendizagem do PASSO CERTO, ainda falta te apresentar um Passo muito importante. Aprender a agregar valor nas diferentes etapas da Cadeia de Valor da Reciclagem! A cadeia da reciclagem consiste em todas as etapas e atividades que vão desde quando se gera o resíduo, até quando esses resíduos se transformam em produtos. Ao longo dessas etapas, os materiais vão adquirindo diferentes valores, isso é a cadeia de valor da reciclagem.

No Passo 3 dessa Plataforma,são dadas informações detalhadas sobre os afazeres do catador dentro da cadeia de valor da reciclagem!

 

No Passo 3, já te explicamos detalhadamente em que consiste a chamada Cadeia de Valor da Reciclagem.  Agora, para você poder desenvolver ações que agreguem valor ao seu trabalho dentro dessa cadeia, é muito importante que fique claro que significa AGREGAR VALOR.


Em termos econômicos, agregar valor, é trazer valor econômico adicional para os produtos e/ou serviços realizados.  Em concreto, com seu trabalho, você poderá agregar valor tanto transformando o material quanto realizando algum processo adicional.

E sabe por que é interessante para você realizar ações que agreguem valor ao seu trabalho? Por que com essas ações você poderá vender seus materiais a um preço melhor e/ou reduzir os custos do trabalho, aumentando assim seus ganhos. Não parece bom?


Em tudo que tem a ver com agregar valor, é muito importante que você leve em conta que qualquer transformação ou processo adicional que você realize somente significará maiores ganhos  se seus clientes reconhecerem isso como valor.

 

Para apresentar as principais melhorias que você poderá realizar, tanto para agregar valor aos seus produtos quanto aos seus processos produtivos, vamos utilizar a cadeia de valor da reciclagem, que já foi vista no Passo 3, e mostraremos as possíveis melhorias em cada uma das etapas da cadeia.

 

Na figura abaixo, estão resumidas as principais ações que podem realizar os catadores para agregar valor por parte nas diferentes etapas da cadeia da reciclagem.

 

Se você prestar atenção, verá que para cada uma das ações que estão na figura, existe a possibilidade de clicar em cima, e aparecerão informações detalhadas sobre cada ação.

Além disso, aparecerão na figura, informações que podem ser muito úteis para que sua Organização realize tais ações. Também aparecerão exemplos de outras associações de catadores que realizam essas ações e se beneficiam delas.

Dê uma olhada na figura e clique em todas as  ações que te pareçam interessantes!!!

 

 

Alguns exemplos de como agregar valor

Na transformação do material: compactando as  garrafas PET ou como triturando o material plástico.

No processo adicional:
Classificando por cores as garrafas de vidro, ou transportando seu material até o lugar aonde está o cliente, já que assim poderá pedir um preço maior, pois o cliente não precisará ir buscar o material .