BRASIL

MNCR

Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis

 

Resultados alcançados

• Participação efetiva na definição da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que estimula fortemente a contratação de catadores.

 

• Criação do Programa Pró Catador (Decreto 7.405/2010), com apoio governamental a formação, capacitação, assessoria técnica, incubação de cooperativas, entre outros.

Reconhecimento da profissão de Catador na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO)

 

NICARÁGUA

REDENICA

 

Resultados alcançados

• Prestação de trabalhos de forma coletiva a prefeituras e empresas

 

• Participação na definição do projeto de lei “Ley Especial de Gestión Integral de Residuos Sólidos Peligrosos y no Peligrosos” (Lei Especial de Gestão Integral de Resíduos Sólidos Perigosos e Não Perigosos), que busca restituir direitos e dignidade ao trabalho do catador.

 

PASSO 5
REDES DE RECICLADORES

 

Durante vários passos da plataforma comentamos como é importante trabalhar em equipe e, para isso, estar reunido em um grupo de recicladores. Falamos, também, que há diversas formas de trabalhar agrupado e que, uma delas, é estar reunido em uma Rede de Recicladores.

Mas...

Você sabe o que é uma rede de catadores e qual a sua importância para o trabalho da gestão de resíduos?

 

Assista ao vídeo ao lado para conhecer mais sobre as redes de catadores, sobre os diferentes tipos existentes e sobre seu papel na melhoria do trabalho dos catadores.

 

Sempre é bom lembrar que é muito importante trabalharmos em rede. Elas ajudam no compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns.

 

Há redes com atuação internacional, como é o caso da RED LACRE (Red Latinoamericana y del Caribe de Recicladores de Base), que busca agregar catadores de toda a América Latina. Para informações sobre a RED LACRE clique aqui!

 

Além desta rede latinoamericada, também podemos encontrar diversas experiências de sucesso em redes nacionais de catadores. Destacamos aqui duas. Clique sobre os nomes abaixo para conhecer mais sobre a atuação destas redes!

 

Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis do Brasil (MNCR)

La Red de Emprendedores Nicaragüenses del Reciclaje (REDNICA)

 

Observe, nos documentos disponíveis para baixar, alguns casos de sucesso de redes da América Latina. Entre os êxitos já obtidos por estas e outras redes podemos destacar: