Você sabia que a recuperação de materiais recicláveis que dá origem à cadeia de valor da reciclagem não existiria como atividade econômica se não houvesse um mercado?

GLOSSÁRIO

Outra coisa muito importante na hora de apresentar sua cooperativa ao mercado, é que use o mesmo vocabulário que utilizam os seus clientes. Por isso agora vamos te apresentar um glossário com algumas palavras que é importante que você conheça:

Clique nos ítens para expandir ou retrair o conteúdo

  • Portfolio de produtos o serviços

    Um portfólio de serviços ou de produtos é um documento ou uma apresentação aonde deve estar detalhado o conjunto de atividades realizadas ou dos materiais recicláveis vendidos, e que fazem parte da sua oferta de valor no mercado. As atividades de coleta, transporte e pré-tratamento que você realiza, seriam seu portfólio de serviços. O vidro, plástico, papelão e papel, ou outros materiais recuperados, seria seu portfólio de produtos.

    Você deve conhecer muito bem seu portfólio de produtos e serviços (incluindo quantidades e tipologia de resíduos manejados), já que será sua carta de apresentação para poder oferecer um serviço ou vender um produto a clientes em potencial

  • Produtos e serviços

    A prestação de serviços se refere ao conjunto de atividades que, como catador e vendedor de materiais recicláveis, você realiza para satisfazer as necessidades dos outros, que nesse caso seriam outras empresas, administrações públicas ou seus vizinhos.

    Realizando suas atividades como catador você está prestando um serviço, que você terá que formalizar por meio de um contrato de prestação de serviço, aonde se estipula claramente o que implica o serviço acordado.

  • Prestação de contas

    A prestação de contas é um ato administrativo no qual se justificam as atividades desenvolvidas para um determinado cliente. Portanto, para realizar esta prestação de contas, que normalmente é apresentada na forma de um Relatório, você deverá explicar a tipologia e a quantidade de materiais recicláveis que você recolhe ou vende para cada um dos seus clientes. No Passo 6 são dadas mais informações sobre as ferramentas que podem te ajudar a concretizar a prestação de contas.

  • Cadeia de valor da reciclagem

    A cadeia de valor da reciclagem considera todas as atividades, e as interações entre elas, realizadas para aproveitar um determinado material reciclável, que vão desde a geração do resíduo e separação na fonte, passando pela coleta, pré-transformação, processamento e comercialização para a geração de novos produtos, que são introduzidos novamente no mercado. Você é um dos elos mais importantes das várias etapas dessa cadeia! No Passo 3 são dadas mais informações sobre o seu papel na cadeia de valor da reciclagem

  • Agregar valor

    Quando falamos de agregar valor nos referimos ao valor econômico adicional que adquirem os produtos e/ou serviços ao realizar uma ação determinada. De fato, com seu trabalho, você pode agregar valor, ou transformando o material com que você trabalha, ou realizando algum processo adicional. E sabe por que é interessante para você realizar ações que agreguem valor ao seu trabalho? Porque com essas ações você poderá vender seus materiais a um melhor preço e/ou reduzir seus custos de trabalho, aumentando assim seus ganhos. No Passo 7 são dadas mais informações sobre seu papel na cadeia de valor da reciclagem.

  • Trabalho direcionado ao cliente

    Trabalhar direcionado ao cliente significa enfocar nossa atividade  ao redor do cliente, por uma razão muito simples:
    Não acabar desenvolvendo um produto/serviço que ninguém queira!!

  • Marketing

    Marketing é conhecer quais são os produtos e os serviços mais adequados para nosso público e quais devem ser suas características (desde a ideia do produto e serviço até os cartazes de publicidade que se pode colocar, além das mensagens ditas aos clientes), isso para que:

    • Conseguir satisfazer as necessidades das casas e instituições públicas • privadas que realizam a separação na fonte.

    • Satisfazer as necessidades das empresas comercializadoras, indústrias e exportadoras que compram seus resíduos.

    Uma vez apresentado aos seus clientes, e eles decidirem contratar seus serviços ou contar com o apoio da sua organização para algum outro fim (como, por exemplo, promover incluso dos catadores no mercado), o seguinte passo será firmar um CONVÊNIO.

PASSO 4
APRESENTANDO SE AO MERCADO

No Passo 4 vamos te apresentar informações e materiais que te ajudarão a se apresentar ao mercado, para estabelecer e formalizar relações de comercialização com os diferentes agentes que já identificamos na cadeia de valor da reciclagem apresentada no
Passo 3.

 

No Passo 3, vimos detalhadamente no que consiste a chamada cadeia de valor da reciclagem, qual sua função e quem são os diferentes agentes que interagem com você nas diferentes etapas dessa cadeia.

 

As exigências atuais do mercado da reciclagem fazem com que exista uma grande quantidade de competidores que vendem a preços baixos, e obrigam os catadores a ser tão competitivos quanto eles, oferecendo produtos ou serviços de boa qualidade a baixo custo.


Para ser competitivo uma coisa muito importante é que você tenha claro a importância de realizar um trabalho orientado ao cliente. Trabalhar orientado ao cliente significa focar a nossa atividade ao redor do cliente, por uma razão muito simples: não desenvolver um trabalho ou serviço que ninguém  queira.      Seus clientes são todos os agentes que você se relaciona ao longo da cadeia do valor da reciclagem, desde os geradores de resíduos aos que recolhem o material reciclável, até a indústria que os vende. Se você quiser lembrar todos os componentes da cadeia é só voltar ao Passo 3.


Através do Passo 4, queremos te dar informações e mostrar materiais que te ajudem a apresentar ao mercado seus produtos e serviços, já que quanto melhor você se apresente ao mercado… mais clientes você terá e, portanto, maiores ganhos!!!

 

Os consumidores só compram um produto que sabem que existe no mercado, por isso uma coisa muito importante é que você deve se esforçar em divulgar o bom serviço que você oferece.

Que pode ser feito através de uma “PROMOÇÃO”.

Promover a si mesmo e à sua organização é fazer com que seus clientes em potencial saibam quem você é e o que você pode oferecer. Uma boa divulgação dos seus produtos e serviços pode, além de convencer o consumidor a comprá-los, conseguir que eles se lembrem de seus produtos.

 

 

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO

CARTÃO DE VISITA
Tem que ter o nome de alguma pessoa da sua organização (se possível, do encarregado comercial), e alguns dados de contato.

 

 

PORTFOLIO DE PRODUTOS E SERVIÇOS:

O portfólio é um documento ou uma apresentação aonde deve estar detalhado o conjunto de atividades realizadas ou dos materiais recicláveis vendidos, e que fazem parte da sua oferta de valor no mercado. As atividades de coleta, transporte e pré-tratamento que você realiza, seriam seu portfólio de serviços. O vidro, plástico, papelão e papel, ou outros materiais recuperados, seria seu portfólio de produtos.

O que deve ser garantido na elaboração do seu portfólio?

-Que você vai satisfazer as necessidades da coleta das casas e instituições públicas e privadas de onde são obtidos seus materiais recicláveis.

- Que você tem a capacidade para armazenar e processar corretamente os materiais recicláveis que recolhe.

-Que você vai satisfazer as necessidades (tanto em volume quanto em datas) das empresas comercializadoras, indústrias e/ou exportadoras que compram seus materiais.

-Que você pode provar que tem todas as licenças em dia para desempenhar os serviços de coleta e venda de materiais recicláveis.


PÁGINA WEB

Hoje em dia muitas pessoas utilizam a internet para encontrar os provedores de serviços. Em uma página web deve conter informações como:

- Quem são os catadores da organização e como estão organizados

-O que vocês fazem (isso seria o portfólio de serviços)

-Contato

 

Documentos desse Passo

para download:

Existem catadores em diferentes países que já conseguiram firmar convênios importantes com diferentes componentes. A seguinte tabela resume alguns desses convênios, e dá a opção de baixar seus documentos
para que possam servir como exemplo.

EVENTOS

Para divulgar, é interessante que você tente aproveitar os diferentes espaços que existem para se colocar no mercado. Exemplos desses espaços são as “Mesas de Reciclagem”. Essas mesas existem em países como Peru e Equador.


• Se quiser conhecer mais sobre a Mesa de Reciclagem Nacional no Peru, acesse o seguinte documento


• Se quiser conhecer mais sobre a Mesa Cantonal de Reciclagem Inclusiva de Cuenca (Equador), visite a seguinte página web:
https://www.facebook.com/reciclajecuenca


Também existem outros tipos de eventos, como feiras regionais de reciclagem aonde se promove a inserção dos catadores e onde é interessante que a sua organização participe.
Um exemplo desse tipo de feira é a EXPOCATADORES no Brasil.


• Se quiser conhecer mais sobre a EXPOCATADORES, você pode visitar a seguinte página web: http://expocatadores.com.br/

Você notou que todas as organizações de catadores que apareceram nos exemplos de conênios anteriores fazem parte de uma rede?
No Passo 5 há mais informações sobre as vantagens do trabalho em grupo!

É muito difícil mudar uma primeira impressão é, e além disso, nem sempre existe uma segunda oportunidade para isso. O ideal é causar uma boa impressão desde o primeiro encontro com seus clientes.

Exemplo de cartão de visita

Exemplo de Portifólio

Exemplo de página web