PASSO 3

A CADEIA DE VALOR DA RECICLAGEM

 

Ao longo dos Passos 1 e 2 desta Plataforma, foi mencionado um conceito muito importante, o conceito da “Cadeia de Valor da Reciclagem”.

O primeiro a ser feito é levar em consideração que toda atividade que está dentro da cadeia de valor da reciclagem é parte do serviço público de limpeza Os serviços públicos têm como finalidade cobrir determinadas responsabilidades com os cidadãos. São realizados por determinadas entidades, geralmente o Estado (Governo) e têm como objetivo satisfazer  primordialmente as necessidades da comunidade ou sociedade onde são realizados. Assim que o serviço público de limpeza é o serviço de coleta municipal de resíduos, principalmente sólidos, e incluem as atividades complementárias de transporte, tratamento, aproveitamento, disposição final de resíduos, a varrição e limpeza de ruas e áreas públicas, tais como parques, zonas verdes, etc.     , ou saneamento básico.

 

Por isso, quando você trabalha coletando materiais recicláveis, separando-os ou transportando-os, está contribuindo para garantir um serviço público na sua comunidade. Você sabe o que é reciclagem?Em geral, quando se fala de reciclagem, se fala de recuperar elementos como o papel, papelão, vidros, latas de alumínio, ferros e plásticos, também chamados de materiais recicláveis.

A reciclagem é mais que apenas separar e coletar os materiais recuperáveis; esses materiais, além de recolhidos devem ser transformados, para poder virar novos produtos.
Você sabia que…Se os materiais recicláveis voltarem a ser usados com a mesma finalidade anterior, sem necessidade de nenhuma transformação, isso se denomina reutilização.Então…o que é a ‘cadeia de valor da reciclagem’?
A cadeia de valor da reciclagem considera todas as atividades, e as interações entre elas, realizadas para aproveitar um determinado material reciclável. Estas atividades vão desde a geração do resíduo e separação na fonte, passando pela coleta, listagem, processamento e comercialização para geração de novos produtos, que serão introduzidos novamente ao mercado.
Você é um elo importantíssimo em várias das etapas dessa cadeia!
Clique nos ítens para expandir ou retrair o conteúdo

Na figura a seguir, você poderá ver em que consiste cada um dos elos da cadeia de valor da reciclagem, que componentes participam em cada um desses elos e quais são as principais atividades que realizam.

Para cada uma das etapas da figura abaixo, você pode clicar em cima delas e aparecerá uma informação detalhada sobre em que consiste a etapa. Observe a figura e clique sobre aquelas etapas que pareçam interessantes para o seu trabalho!

Como você está vendo, ao longo do Passo 3, existem diferentes componentes que participam de todas as etapas dessa cadeia.

 

Veja na figura abaixo um esquema de como se relacionam os componentes ao longo da cadeia de valor da reciclagem. Para cada componente presente na figura, você pode clicar em cima e aparecerá uma informação detalhada sobre o trabalho que ele realiza. Então, observe bem a figura, e clique sobre os componentes cujos trabalhos queira conhecer melhor…
E não se esqueça que você é um desses componentes!!

 

Se você quer conhecer como funciona a cadeia de valor da reciclagem nos diferentes países da América Latina, em seguida te apresentaremos vários documentos que podem do seu interesse. Para ter acesso a um documento, basta clicar sobre o título do documento.

 

Nicaragua

Esquema de la cadena de reciclaje de desechos sólidos en Nicaragua.  Página 23

 

Honduras

Esquema de actores de la cadena de reciclaje de desechos en Honduras. Página 32

 

Colômbia
Página 38. La cadena productiva de reciclaje Bogotá. Página 38

Chile

Página 20. Cadena de reciclaje en Chile.

 

Chile
Que aparezca la portada)

 

Bolivia

Capítulo 3, página 15. El mercado del reciclaje en Bolivia.

 

Argentina

Página 30. Posición de la cooperativa en Alamo en la cadena de reciclaje. Página 30

 

Brasil

Página 6. Ciclo de cadeia produtiva de reciclagem.

 

Perú

Página 20. Etapas del manejo integral de los residuos sólidos.

Para finalizar, queremos te apresentar quais são as relações entre todos os componentes da cadeia de valor da reciclagem.

Se você quiser ter uma idéia mais clara sobre a cadeia de valor da sua organização e entender melhor o que acontece quando você faz negócio com os outros componentes, é só clicar aqui!